Veja como é calculada a probabilidade de vencer em uma loteria

  • Mega-Sena

Uma das principais perguntas feitas por aqueles que desejam jogar na loteria é "qual a minha chance de ganhar?". 1 em 50.063.860 no caso do prêmio máximo da Mega-Sena, 1 em 3.268.760 na Lotofácil e 1 em 2.629.575 na Dia de Sorte, a mais nova loteria da Caixa.

Outro questionamento recorrente naqueles que estudam para aumentar suas chances de vencer é como são calculadas essas probabilidades. O Tudo Sobre Loteria mostra aqui a matemática por trás da sorte.

+ Que tal se tornar o mais novo milionário do Brasil? Clique aqui AGORA e aposte na Mega-Sena acumulada em R$ 30 milhões

Vamos tomar por base a Mega-Sena, a mais popular loteria do Brasil. Os jogadores escolhem 6 números de um universo de 60. Isso significa que temos que dividir o fatorial de 60 (60!) pelo fatorial de 6 (6!) multiplicado pela diferença entre 60 e 6 (54!, no caso).

Vale destacar que fatorial significa multiplicar um número por todos os seus antecessores naturais, exceto o 0 (exemplo: 6! = 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1).

Vamos ilustrar para facilitar:

Como a figura mostra, se fizermos um jogo simples de seis dezenas, a probabilidade de acerto na sena é de 1 em 50.063.860. Claro que ela aumenta consideravelmente se você colocar na sua cartela mais números.

Sabemos também, como já dito, que há diversas técnicas que aumentam consideravelmente as chances de sucesso. Fazer um jogo equilibrado entre números pares e ímpares e evitar sequências são duas importantes ferramentas para o sucesso.

Confira uma lista de sites especializados em apostas online que você pode confiar: